quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CALENDARIO JUDAICO

Calendário judaico Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Artigo parte da série sobre Calendário Judaico Hoje no calendário judaico é dia 16 do mês de Shevat do ano de 5773 . Meses Tishrei | Cheshvan | Kislev | Tevet Shvat | Adar | Nissan | Iyar Sivan | Tamuz | Av | Elul Festividades Shabat | Rosh Hashaná Yom Kipur | Pessach Lag BaÔmer | Sucot | Purim Shavuot | Simchat Torá Tu Bishvat | Hoshaná Rabá Shemini Atzeret | Chanucá Ver também Feriados em Israel Série Judaísmo Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendárioutilizado dentro do judaísmo. Atualmente os judeus ortodoxos o utilizam no cotidiano para a determinação da datas de aniversário, falecimento, casamento entre outras, enquanto a maior parte dos judeus o utilizam somente para fixar as festividades, os serviços religiosos e outros eventos da comunidade. O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nosciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses. O início do ano judaico se dá no mês de Tishrei(Setembro/Outubro). O calendário judaico começa com a criação da 'neshamá' (estrutura espiritual/alma) de Adão, o primeiro homem dentro da crença judaica, há cerca de 5773 anos (em 2012). Índice [esconder] • 1 O mês no calendário judaico o 1.1 Meses de Cheshvan e Kislev o 1.2 Nome dos meses do calendário judaico e suas durações • 2 Anos o 2.1 Anos comuns o 2.2 Anos embolísticos o 2.3 A datação do ano atual • 3 Cálculo do calendário o 3.1 Shaná Meuberet  3.1.1 A quantidade de anos de 13 meses que se passaram desde o início da contagem de anos judaica  3.1.2 O total de ciclos da Lua passados desde o início da contagem judaica o 3.2 O dia da semana que cai Rosh Hashaná  3.2.1 Molad ou Lua nova o 3.3 Quantidade de dias nos meses de Cheshvan e Kislev  3.3.1 Quantidade de dias nos meses judaicos  3.3.2 Motivos para adiar por um dia Rosh Hashaná (primeiro dia do ano) em relação ao Molad (Lua nova) o 3.4 Resumo • 4 Dias da semana • 5 Ver também • 6 Notas • 7 Ligações externas [editar]O mês no calendário judaico 'Mês' em hebraico - חודש, deriva do radical da palavra 'novo' חדש. Isto se dá porque o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de Lua nova. Isso é uma determinação encontrada na Torá (no livro de Shemot). Porém esta é uma regra lógica, já que esta é a únicafase da Lua que pode ser determinada com precisão sem a necessidade de nenhum instrumento ou conhecimento maior daastronomia: no auge da Lua Nova ela desaparece completamente, e no dia seguinte vemos na Lua uma pequena listra branca ao olharmos para o ocidente poucos minutos após o pôr do Sol - o que determina precisamente o primeiro dia do mês judaico. Nos tempos bíblicos a determinação do começo do mês era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos Caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Abib. Hoje em dia segue-se um cálculo o qual já leva em conta outros parâmetros religiosos adicionados por rabinos da época do Talmud. O cilclo lunar é de aproximadamente 29 dias e meio, o que gera uma alternação de meses com 29 ou 30 dias. A duração média de um mês hebreu é de 29.530594 dias, muito próximo ao mês sinódico (entre duas luas novas). [editar]Meses de Cheshvan e Kislev No calendário judaico atual, os meses são fixados por um cálculo complexo que leva em conta mais uma série de fatores, como por exemplo, a determinação talmúdica de que o primeiro dia do ano não pode cair nem num domingo, nem numa quarta-feira nem numa sexta-feira - ou outras regras ligadas ao horário exato da Lua nova. Para uma maior flexibilidade no calendário, foi determinado que os meses de Cheshvan (segundo mês) e de Kislev (terceiro mês) podem ter ou 29 ou 30 dias, de acordo com o ajuste necessário para o começo do ano seguinte. [editar]Nome dos meses do calendário judaico e suas durações Nomes hebraicos dos meses e seus correspondentes babilônicos Número Hebraico Duração Análogo babilônico Notas 1 Nissan 30 dias Nisanu ou Aviv no Tanakh - Mês em que se comemora a Páscoa Judaica 2 Iyar 29 dias Ayaru ou Ziv no Tanakh 3 Sivan 30 dias Simanu 4 Tammuz 29 dias Du`uzu 5 Av 30 dias Abu 6 Elul 29 dias Ululu Mês em que se toca o Shofar 7 Tishrei 29 dias Tashritu chamado Eitanim no Tanakh 8 Heshvan 29 ou 30 dias Arakhsamna às vezes chamado Marcheshvan (Amargo Cheshvan); chamado de Bul no Tanakh 9 Kislev 29 ou 30 dias Kislimu às vezes chamado Chislev 10 Tevet 30 dias Tebetu 11 Shevat 30 dias Shabatu 12 Adar I 29 dias Adaru 13 Adar II 29 dias Adaru [editar]Anos O ano judaico deve ser periodicamente ajustado ao ciclo solar devido à determinação da Torá de que o mês de Nissan deve cair sempre na primavera (de Israel-hemisfério norte), ou mais precisamente, de acordo com a determinação dos rabinos da época doTalmud - o equinócio da primavera tem que estar dentro do mês de Nissan. Para este ajuste precisamos determinar a diferença de dias entre um ano solar (aproximadamente 365 dias e 6 horas) e o período de 12 meses lunares (aproximadamente 354 dias): ele equivale aproximadamente a 11 dias e 6 horas. Ou seja, a cada 2 ou 3 anos é necessário acrescentar um mês de 29 dias. Isso gera dois tipos de anos: [editar]Anos comuns Os anos são classificados como comuns ou normais quando eles são formados por 12 meses. Os anos comuns, devido a varição de dias dos meses de Cheshvan e Kislev, podem contar com 353, 354 ou 355 dias. [editar]Anos embolísticos Anos embolísticos ou longos têm uma duração de 383, 384 ou 385dias. Esses anos (smic em hebraico) ocorrem sete vezes dentro de um ciclo de 19 anos, nos anos 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º e têm um mês (de 29 dias) a mais, o chamado mês Veadar (ou Adar II). Esse mês, quando existe, vem depois de Adar (aí chamado Adar I). As variações dos anos normais (353, 354, 355) e embolísticos (383, 384, 385) são chamados respectivamente “deficiente”,, “regular”, “completo”. [editar]A datação do ano atual De acordo com a tradição judaica, a contagem é feita a partir da criação de Adão o primeiro homem. Ou seja, os dias se iniciaram, segundo o Velho Testamento Hebraico ao por do sol na noite de 5ºfeira (Yom Shishi), 7 de outubro de 3.761 a.C.[1] Para o cálculo do ano judáico, basta acrescentar 3760 ao ano do calendário gregoriano (levando em consideração que nos meses de setembro/outubro, começo do ano judaico, se acrescenta um a mais ao ano corrente). Por exemplo: o ano de 2012 seria o ano de 5772 judaico, mas a partir do dia 17 de setembro de 2012 começa o ano de 5773 judaico. [editar]Cálculo do calendário Para desenvolvermos um cálculo exato do calendário judaico devemos definir 3 características do ano requerido: • Se este ano tem 12 ou 13 meses (chamaremos Shaná Meuberet o ano com 13 meses). • Em que dia da semana cai o primeiro dia do ano, o Rosh Hashaná. • Se os meses de Cheshvan e Kislev têm 29 ou 30 dias. [editar]Shaná Meuberet Para determinar se este ano é uma Shaná Meuberet (tem 13 meses), recorremos à tabela de 19 anos. Existe um ciclo de 19 anos onde 7 deles serão Shaná Meuberet: Neste ciclo os anos 3, 6, 8, 11, 14, 17 e 19 terão 13 mese, enquanto os demais serão anos comuns com 12 meses. O cálculo deste ciclo começa no início da contagem de anos judaica, que segundo a tradição judaica é o dia da criação do primeiro homem, Adão. Portanto no ano de 2012, por exemplo, o ano judaico é 5772 (3760 anos a mais que a contagem cristã), se dividirmos 5772 por 19 (o ciclo de anos mencionado anteriormente), receberemos 303 ciclos completos, e um resto de 15, o que indica que estamos no 15o ano do ciclo de Shaná Meuberet. Ou seja este é um ano comum com 12 meses. Devemos prestar atenção no detalhe de que quando o número for divisível por 19, como por exemplo o ano de 5776 (2016 no calendário gregoriano), o resto será zero o que significa que estamos no 19o ano do ciclo e ele será de 13 meses segundo a tabela pré-estabelecida. A nescecidade destes 7 anos com 13 meses no ciclo de 19 anos provém do fato que o calendário judaico é um calendário lunissolar, ou seja, seus meses são fixados a partir do ciclo da Lua (aproximadamente 29,53 dias), porém o ano deve ser ajustado regularmente aTranslação da Terra em torno do Sol (aproximadamente 365,242 dias). A diferença entre um ano solar e 12 meses lunares é de aproximadamente 10.88 dias, em 19 anos está diferença será de aproximadamente 206 dias que equivale a 7 ciclos da Lua. [editar]A quantidade de anos de 13 meses que se passaram desde o início da contagem de anos judaica Segundo nosso cálculo anterior, no ano de 2012, por exemplo, se passaram 303 ciclos de 19 anos, que somam um total de 2121 meses acrescentados, mais 5 meses deste atual ciclo. Ou seja, desde o princípio da contagem do calendário judaico se passaram 2126 meses acrescentados. Este dado nos ajudará se quisermos reconstituir todo o caledário, ou calcular o calendário de anos anteriores. [editar]O total de ciclos da Lua passados desde o início da contagem judaica Sabendo a quantidade de anos que se passaram desde o início da contagem do calendário judaico, por exemplo no dia 16 de setembro de 2012, se passaram exatos 5772 anos. Multiplicamos este número por 12 recebemos um resultado de 69264 meses. Somando os 2126 meses acrescentados obtemos 71390, que é a quantidade de meses desde o início da contagem judaica de anos até o final do ano de 5772. [editar]O dia da semana que cai Rosh Hashaná [editar]Molad ou Lua nova O princípio de cada mês judaico deveria ser no dia da Lua nova, e assim era fixado o mês na antiguidade enquanto existia o tribunal central judaico (san'hedrin) no Templo de Jerusalém. Porém depois de começar a fixar o calendário somente pelo cálculo alguns fatores foram incluídos, como citaremos na continuação, e consequentemente alguns meses podem começar no dia posterior a Lua nova, ou Molad. Antes da análise do cálculo do Molad, vale a pena definir alguns conseitos. Na tradição judaica, com origem no Talmud, a hora se divide em 1080 partes em lugar de dividí-las em minutos e segundos. Para facilitar o cálculo que necessitamos, usaremos esta divisão, pois o número 1080 é divisivel por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. O ciclo da Lua, como citamos anteriormente, é de 29,53 dias. Se fizermos o cálculo usando horas e 1080 partes de hora chegamos a conclusão que o ciclo da Lua é formado de 29 dias, 12 horas e 793 partes. Com base nisso, o Molad de cada mês será 1 dia da semana, 12 horas e 793 depois do Molad do mês anterior. Por exemplo: Se o Molad do mês de Tishrei do ano de 5768 caiu numa quarta-feira às 10 horas e 468 partes, o mês seguinte (Cheshvan) cairá numa quinta-feira às 23 horas e 181partes. Portanto se multiplicarmos este número por 12 receberemos: 12 dias da semana, 144 horas e 9516 partes, que ao simplificarmos reduzindo cada 1080 a 1 hora, cada 24 horas a 1 dia e desprezando cada 7 dias pois formam uma semana receberemos: 4 dias 8 horas 876 partes, para um ano de 12 meses e acrescentando o número de 1 dia, 12 horas e 793 partes, receberemos: 5 dias, 21 horas e 589 partes para um ano de 13 meses. Por exemplo: sabendo o molad do ano de 5768, como citamos anteriormente, e somando 5 dias, 21 horas e 589 partes (pois este ano tinha 13 meses), receberemos um resultado de: terça-feira, 7 horas e 1057 partes. Este é o dia da semana e o horário exato da Lua nova, Molad, do ano de 5769. Portanto com base nos cáculos que fizemos podemos determinar o Molad de qualquer ano - podemos calcular a partir do início da contagem, ou a partir do Molad de um ano conhecido. [editar]Quantidade de dias nos meses de Cheshvan e Kislev [editar]Quantidade de dias nos meses judaicos Como o ciclo da Lua é de aproximadamente 29 dias e meio, os meses do calendário judaico se alternam entre 29 e 30 dias. O mês de Tishrei tem sempre 30 dias, o mês de Cheshvan tem normalmente 29 dias, o mês de Kislev tem normalmente 30 dias, o mês deTevet tem sempre 29 dias, O mês de Shevat tem sempre 30 dias, o mês de Adar tem sempre 29 dias, O mês de Nissan tem sempre30 dias, o mês de Yiar tem sempre 29 dias, O mês de Sivan tem sempre 30 dias, o mês de Tamuz tem sempre 29 dias, O mês deAv tem sempre 30 dias, o mês de Elul tem sempre 29 dias. O mês que é acrescentado no ano de 13 meses é um segundo mês de Adar, incluido entre Shevat e o Adar comum, sendo que este tem sempre 30 dias. [editar]Motivos para adiar por um dia Rosh Hashaná (primeiro dia do ano) em relação ao Molad (Lua nova) Existem basicamente dois motivos pelos quais se adia Rosh Hashaná: • Os sábios da época da Mishná determinaram por diferentes motivos que Rosh Hashaná não deveria cair no domingo, nem naquarta-feira e nem na sexta-feira. • Quando o Molad cai depois de 3 quartos do dia, ou seja depois de 18 horas, Rosh Hashaná é adiado. Por exemplo, vimos que o Molad do ano de 5768 era na quarta-feira às 10 horas e 468 partes, ele não entra na segunda regra, mas entra na primeira - portanto Rosh Hashaná neste ano caiu na quinta-feira. Para isso teve-se que acrescentar 1 dia no ano anterior, o que é feito no mês de Cheshvan, ou seja no ano de 5767 tanto o mês de Cheshvan quanto o de Kislev tiveram 30 dias. E este dia foi descontado do ano de 5768 no mês de Kislev, ou seja neste ano tanto o mês de Cheshvan quanto o de Kislev tiveram 29 dias. [editar]Resumo Com os cálculos que fizemos podemos definir: • Se o ano que buscamos tem 12 ou 13 meses, • Se no ano que buscamos terá os meses de Cheshvan e Kislev, os dois com 29 dias, os dois com 30 dias ou Cheshvan com 29 dias e Kislev com 30 dias. Assim sendo, podemos determinar se este ano terá 354, 355, 356, 384, 385 ou 386 dias, e com isso construir um calendário completo. [editar]Dias da semana Número Dia Hebraico Nome em hebraico Abreviação 1 domingo Yom Rishon יום ראשון א' 2 segunda-feira Yom Sheni יום שני ב' 3 terça-feira Yom Shlishi יום שלישי ג' 4 quarta-feira Yom Reviʻi יום רביעי ד' 5 quinta-feira Yom Ḥamishi יום חמישי ה' 6 sexta-feira Yom Shishi יום שישי ו' 7 sábado Shabat שבת שבת

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

YAHSHUA O VERDADEIRO NOME DO MASHIACH

Yashua – o verdadeiro nome do mashiach Artigos e Estudos Comments YASHUA – O VERDADEIRO NOME DO MASHIACH O nome Yashua é uma derivação no nome Yahoshua, que foi Mudado pro português como Josué. O nome Yeshua, por sua vez, foi traduzido para o português como “Jesua” (Esdras 2:2), e passou a ser mais usado no exílio babilônico. Yashua significa “YAH é salvação” ou “YAHWEH salva” e pronuncia-se “IARRUSHUAH ”. As suas iniciais “YAH” são as iniciais do nome secreto Do Eterno, o tetragrama, aquele nome que foi revelado a Moisés na “sarça ardente”, que significa “Eu serei o que serei”. “SHUA” tem sua raiz no termo hebraico “Yasha”, que tem o significado de salvação. Quando pronunciamos Yashua, estamos dizendo: Elohim é salvação ou YAHRRUEH salva, porém, estamos dizendo isto de uma forma especial e singular, porque estamos pronunciando as iniciais do nome secreto do eterno, o tetragrama. Em Mattiyahu 1:21, um anjo do Eterno se revelou a Yosef e deu instruções para que ele colocasse o nome de Yahshua no menino que havia de nascer, pois disse: “Ele salvará” . Traduzindo a frase para o hebraico, o anjo disse: “Chamarás o seu nome Yahushua (YAH é salvação) porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Em outras palavras, Yahshua é a salvação do Eterno para todo aquele que recebe o seu testemunho. Nas nossas Bíblias Latina , o nome citado é Jesus, mas, obviamente, isto é apenas uma Mudança Helênica ou tentativa de adaptação, pois na época nem existia a língua portuguesa como é falada em nossos dias, na verdade o português arcaico data do século treze após a vinda do Mashiach. O termo Jesus é uma adaptação do termo “Iesous” do Grego, que por sua vez já é uma adaptação do nome Yeshua do aramaico . Nos manuscritos semitas da Aliança Renovada, alguns dos quais datam da mesma época dos manuscritos gregos, e outro o Antecede, encontra-se o nome Yahshua. Yashua antes de tabernacular entre nós em um corpo físico, se manifestava num corpo espiritual e às vezes era chamado de: “O Ser que assisti na prezença do Yah” nas Bíblias latina chamado de O Anjo do Yah . Em uma de suas manifestações, ELOHOT, o Eterno revelou que o Seu nome estava nele. Ele disse: “Eis que Eu Envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques a ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o Meu Nome está nele” (Êxodo 23:20,21). Observe que este anjo é especial, pois tem o poder de condenar e de perdoar, e esta autoridade é exercida apenas pelo Todo Poderoso. Mas o Pai, o Elohim Eterno, a delegou também ao Seu Filho Unigênito, Yashua Ha Mashiach. Isto respalda ainda mais a nossa ênfase no uso do nome original do nosso salvador, pois foi dado a ele pelo seu próprio Pai, o Elohim vivo, que mesmo antes de tê-lo enviado a terra, já lhe chamava por este nome, como fica evidenciado no texto que lemos acima. Nos nossos dias, o nome do Mashiach é pronunciado de diferentes formas. Em português é uma pronúncia, em inglês é outra, em espanhol é diferente das duas citadas, e ainda há outras formas de pronunciar e escrever nas mais diferentes línguas e dialetos. Mas sem dúvida o seu verdadeiro nome é Yashua, aquele nome que foi dado a ele pelo próprio Pai, e transmitido a José pelo anjo, antes dele nascer, ou melhor dizendo antes de se manifestar em um corpo físico. YAH e Pai do nosso Adon Yashua Ha Mashiach, deu um nome ao Seu Filho, que é sobre todo o nome: “Pelo que também o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Yahushua se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Yahushua Ha Mashiach é YAHWEH, para Kevod de Elohim Pai” (Filipenses 2:9,10). Ora, quem dá é maior do que quem recebe, como está escrito em 1 Coríntios 15:28. “E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que ELOHIM seja tudo em todos”. Logo, este nome que foi dado ao Filho, Yeshua, tinha que conter também o nome Daquele que sujeitou a ele todas as coisas. Em hebraico o nome Yashua tem quatro letras, que é o mesmo número de letras do nome do Eterno, que por este motivo ficou conhecido como o tetragrama. Das quatro letras do nome do Eterno, duas delas estão no nome Yashua, e estão posicionadas exatamente no mesmo lugar, como ilustrado a seguir: Yashua: (colocar em hebraico) – (yod,shim,vav,ain) Eterno: (colocar em hebraico) – (yod, hei, vav,hei) Após este estudo, alguns poderiam perguntar: Se eu fui batizado em nome de Jesus, eu estou salvo ou preciso passar pelo batismo de novo? A resposta é simples, foi batizado em nome do ídolo grego romano portanto devo fazer o mikver em nome de YAHUSHUA hamashia para lavar os pecados, Mas devemos estar precavidos acerca de dois aspectos relacionados ao nome do Mashiach. O primeiro é que não se deve falar mal ou combater o nome Yashua, pois nele está o nome de Elohim e isto certamente acarretaria em problemas. O segundo aspecto é que, se sabemos agora a verdade, ou seja, que o verdadeiro nome do Mashiach é Yahshua, porque então continuar chamando-o pelo nome criado Jesus . Um dia todos o chamarão de Yahushua, quando ele voltar para reinar sobre todas as nações da terra. Ele reinará em Yahushalaim e se assentará no trono de David. Que o Elion e Pai do nosso Adon Yahshua Ha Mashiach te abençoe e seja gracioso para com você!.

sábado, 27 de outubro de 2012

LENBRAÇA DOS ALHIM NO ESTADO DO PIAUI.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

http://econisarshalom.weebly.com/blog-da-uneconi.htmlUNECONI DO MINISTERIO SAR SHALOM BRASIL
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