segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Uma breve análise da proposta do Shabat Lunar. Erros e ilusões. Postado por February por Cláudio

Uma breve análise da proposta do Shabat Lunar. Erros e ilusões. Investigando o Shabat Lunar No judaísmo de internet destinados a simpatizantes surgiu uma forma de se observar o Shabat que tem atraído muitas pessoas a observação de um Shabat um tanto curioso. Nesse modelo, geralmente as pessoas aguardam a Lua Nova para determinar o dia 1 do mês. A partir daquele dia, elas começam a contar sete dias para começar a observar o Shabat semanal. Assim, os dias 8, 15, 22 e 29 após a Lua Nova são shabatot semanais. Os propagadores deste modo de guarda do Shabat mostram muitos versículos da Torá para fundamentarem a nova maneira de observar o Shabat. E para muitas pessoas, se está na Torá, então é verdade. Porém existe uma expressão que diz: um texto fora de contexto é um excelente pretexto. Por isso devemos analizar com mais calma determindos artigos.Principalmente quando o assunto é Shabat. Pois um ensinamento que envolve a guarda do Shabat implica mudanças drásticas diante do Eterno. Assim, decidi avaliar alguns pontos. Não vou citar os artigos que li defendendo o Shabat Lunar para evitar problemas com os autores. Mas os leitores podem encontrá-los facilmente no google. A contagem dos cinqüenta dias até Shavuot O primeiro ponto apontado por aqueles que são contra a tal calendário é o erro quando aos 50 dias de contagem até Shavuot. Por isso, ele fará parte dessa análise e começaremos por ele. Também guardarás a festa das semanas ( Shavuot), que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. Êxodo 34:22 Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos a YHWH Levítico 23:15-16parkinson, doenÇa Os detalhes devem ser muito bem observados para que não haja equívoco. Primiero de tudo a fórmula é muito simples. Desde o dia seguinte ao Shabat, ou seja, primeiro dia da semana, contar sete semanas inteiras, até o dia seguinte ao sétimo Shabat, contareis cinqüenta dias. Ou seja, são semanas de setes dias mais um dia. Em números é 7 x 7 +1= 50. A contagem deve começar no primeiro dia da semana e terminar também no primeiro dia da semana. O que vai acontecer na observação do Shabat Lunar? Depende de como você faz a contagem. Veja por exemplo se você contar exatos 50 dias após o Shabat Lunar de Pessach. Para facilitar a sua contagem colocamos uma calendário lunar logo abaixo. Na figura acima temos um calendário mensal de Shabat Lunar começando no primeiro mês e indo até as duas primeiras semanas do terceiro mês. Segndo o Calendário do Shabat Lunar, dia 15 é Shabat semanal e é Pessach. Então a contagem dos 50 dias deve começar no dia 16. Dentro do quadro amarelo temos exatos 50 dias, começando a contagem a partir do dia 16. Dessa forma, a festa de Shavuot vai cair no dia 6. Cinco dias depois da Lua Nova que é um Shabat semanal para os divulgadores do teoria. E dois dias antes do Shabat Lunar que é no dia 8. Porém, o texto é bem claro “até o dia seguinte ao sétimo Shabat”. Além de o dia 6 cair longe de um Shabat Lunar, nem o sétimo Shabat aparece. Se contarmos os Shabatot Lunares dos quadros vermelhos só temos 6. E se o dia 1 do segundo mês e o dia 1 do terceiro mês forem contados como Shabatot, o número pula pra 8. Além disso não temos as 2 semanas inteiras, pois a contagem começou no primeiro dia da semana, dia 16 do primeiro mês, e terminou no quindo dia da semana, dia 6 do terceiro mês. Assim, não temos as sete semanas inteiras que exigidas no mandamento e nem o sétimo Shabat. Lembre do que este escrito “sete semanas inteiras serão” e “até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias”. Como não existe um consenso entre as pessoas que guardam o Shabat Lunar é necessário avaliar vários casos. A outros que contam sete Shabatot. A forma de contagem vai depender do grupo. Assim estudamos mais dóis casos de contagem. Caso 1. Dia 1 é Shabat a ser contado. Novamente contamos a partir do dia 16. Os dias dentro do quadro vermelho são os 7 Shabatot Luanres a serem contados. O dia seguinte ao sétimo Shabat é o dia 1. No entanto, quando você conta os dias dentro do quadro amarelo só temos 45 dias. Também o mandamento diz “até o dia seguinte ao sétimo sábado”, porém o dia seguinte ao sétimo Shabat é um oitavo Shabat. Caso 2. O dia 1 não é contado. Quando o dia 1 não é contado nem no segundo mês e nem no terceiro mês. O sétimo Shabat Lunar cai no dia 8 do terceiro mês. Então o dia seguinte é a Festa de Shavuot, como diz o mandamento, ou seja dia 9 do calendário lunar. No entanto, na contagem dos dias dentro do quadro amarelo, você terá 53 dias. Contradizendo a contagem de 50 dias. A característica do Shabat Lunar O que se percebe nos enormes textos publicados pelos defensores do Shabat Lunar, é que eles não destacam as diferenças entre Shabat e Shabat Shabaton. Então eles põem no mesmo dia do Shabat semanal o Shabat das Solenidades. E consideram como obrigatório, que as Solenidades caiam no dia do Shabat semanal. Essa ilusão no texto causa uma verdadeira confusão no leitor desses artigos. Geralmente os autores se negam a discutir os mandamentos a respeito de cada Shabat com o argumento de evitar se estender no assunto. Quando encontra um simpatizante do judaímo, um leitor que desconhece os detalhes dos mandamentos, eles abrem a porta para criar a ilusão com a palavra Shabat nos leitores. Afirmando que todas as solenidades apontadas (moadim) devem cair no mesmo dia do Shabat semanal. Apontam várias passagens com datas, mas não mostram as diferenças entre os Shabatot. No entanto, existe diferença entre os Shabatot e essas diferenças são essenciais para disntinguir um Shabat do outro. E os textos da Torá destacam muito bem quando se deve ter repouso e repouso absoluto. Vejamos isso: “Seis dias trabalharás [ta’avod], e farás toda a tua obra [melachatecha]. Mas o sétimo dia é o Shabat de YHWH teu Elohim; não farás [ta’asse] nenhuma obra [melachá], nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez [assá] YHWH os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia cessou; portanto abençoou YHWH o dia de Shabat, e o santificou.” (Shemot/Êxodo 20:10) O termo para obra aqui é melachá, e ele é definido nesse trecho por duas raízes diferentes: avad ("ny) e assá (n^y). A raiz “avad” significa literalmente serviço, isto é, o trabalhar para alguém, ou para o próprio sustento. Além disso o Shabat do sétimo dia tem mandamentos adicionais. Vejamos isso: “Não acendereis fogo [teva’aru eish] em nenhuma das vossas moradas no dia de Shabat. ” (Shemot/Êxodo 35:3) “E ele disse-lhes: Isto é o que YHWH tem dito: Amanhã é repouso [shabaton], o santo Shabat de YHWH; o que quiserdes assar [tofu], assai-o [efu], e o que quiserdes cozer [tevashlu], cozei-o [bashelu]; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.” (Shemot/Êxodo 16:23) Aqui o mandamento está posto para o Shabat do sétimo dia.Como podemos perceber não se podia acender fogo no dia de Shabat. Naturalmente, não poderia assar e cozer nesse dia. O Eterno ordena que a comida seja prepara antes e não deve ser preparada no dia de Shabaton.Quando o repouso é absoluto, a palavra Shabaton aparece. Mas vejamos os dias 15 e 22 de Matsot. “E ao primeiro dia haverá santa convocação [micrá kodesh]; também ao sétimo dia tereis santa convocação [micrá kodesh]; nenhuma obra [melachá] se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.” (Shemot/Êxodo 12:16). “Tereis no primeiro dia uma santa convocação [micrá kodesh], e não fareis nenhum trabalho servil [melechet avodá]. Durante sete dias oferecereis a YHWH sacrifícios pelo fogo. No sétimo dia haverá uma santa convocação [micrá kodesh] assembléia; e não fareis trabalho algum servil [melechet avodá]. ” (Vayicrá/Levítico 23:7-8) Observe o que a Torá diz sobre esses dois dias: Nada é dito de forma direta sobre serem Shabaton (repouso/cessação). Porém, toda obra (melachá) é proibida, exceto o cozinhar. Algo que é proibido no Shabat semanal. São dias de santa convocação (micrá kodesh), ou seja, dias em que as pessoas devem se reunir para buscar a Elohim. Os dias 15 e 22 de Matsot são dias de descanso, mas não de descanso absoluto. O descanso absoluto no dia de Shabat está ligado exatamente ao repouso do Eterno no sétimo dia da criação.Pois assim diz o próprio mandamento: Porque em seis dias fez [assá] YHWH os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia cessou; portanto abençoou YHWH o dia de Shabat, e o santificou.”. Por isso Ele faz desse dia Shabat Shabaton, ou seja, de repouso absoluto. Se os dias 15 e 22 de matsot devem cair no mesmo dia do Shabat semanal, então porque exato nesses dias ele deixa de ser Shabaton? Por que esses dias deixaram de ser repouso absoluto? Onde está justificativa para isso na Torá? Um ponto que é muito enfatizado pelos defensores do Shabat Lunar é que todas as solenidades apontadas devem cair no dia de Shabat. Por isso as escrituras dizem que elas são Shabatot. Assim, os dias 8, 15, 22 e 29 do mês lunar são sempre Shabatot semanais. Mas sobre Yom HaKipurim (o Dia das Expiações) é dito: “Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia das expiações; tereis santa convocação [micrá kodesh], e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada a YHWH. E naquele mesmo dia nenhum trabalho [melachá] fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante YHWH vosso Elohim... Shabat de descanso [shabaton] vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês á tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso Shabat.” (Vayicrá/Levítico 23:27-28) Note que esse Shabat Shabaton cai fora do Shabat Lunar proposto. Os defensores do Shabat Lunar apontam que todo Shabat deve está no dia de mudança de fase da lua. Porém, aqui os dias nove e dez destacados caem depois do dia oito apontado como Shabat na teoria do Shabat Lunar. Além disso, é um Shabat Shabaton. Ao contrário dos Shabatot do dia 15 e 22 de Matsot. O argumento dos sacrifícios Para não ter a primeira semana aumentada em oito dias, os defensores do Shabat Lunar dizem que o primeiro dia do mês é um Shabat semanal e afirmam que a prova disso são os sacrifícios ofertados que são iguais no primeiro dia e no Shabat. Mas isso não procede com a Torá. Compare os dois versículos a seguir: no dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de flor de farinha, misturada com azeite, em oferta de alimentos, com a sua libação. Números 28:9 E nos princípios dos vossos meses oferecereis, em holocausto ao SENHOR, dois novilhos e um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito;E três décimas de flor de farinha misturada com azeite, em oferta de alimentos, para um novilho; e duas décimas de flor de farinha misturada com azeite, em oferta de alimentos, para um carneiro.E uma décima de flor de farinha misturada com azeite em oferta de alimentos, para um cordeiro; holocausto é de cheiro suave, oferta queimada ao SENHOR. E as suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano. Números 28:11-14 Nos princípios dos meses haviam sacrifícios de dois novilhos e um carneiro, enquanto que esses sacrifícios não são especificados para o dia de Shabat. Note também a quantidade de cordeiros como são diferentes. No dia de Shabat eram dois, enquanto que no princípio dos meses eram sete. As décimas de flor de flor de farinha especificadas para os sacrifícios também distingue o ritual do Dia de Shabat com o Rosh Chodesh. Postado há 20th February por Cláudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.