segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Erro do Shabbat Lunar postado por yahsha avraham

O Erro do Shabbat Lunar Neste este estudo analisaremos a doutrina do Shabbat Lunar, esta doutrina afirma que para determinar quando cai cada Shabbat temos que deixar-nos levar pela Lua Nova de cada mês e não pela contagem ininterrupto de dias da semanas, isto nos levarias a celebrar o Shabbat em qualquer dia da semana de 7 dias normais, podendo cair o Shabbat por exemplo em um domingo em vez de no sábado como normalmente se celebra, esta doutrina esta despertando entre o "povo" do Eterno e me vi na necessidade de fazer este estudo. Analisaremos primeiro o mandamento e logo analisaremos a forma Bíblica que se utiliza para contabilisar o tempo e assim determinar quando cai o Shabbat biblicamente falando, começaremos Seis dias farás toda tua obra, porem no sétimo dia é o Shabbat para YHWH teu Elohim. Nele não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho nem tua filha, nem teu servo nem tua serva, nem teus animais, nem o extrangeiro que estiver dentro das tuas portas. Porque em seis dias YHWH fez o céu e a terra, e o mar e tudo que nela há; porem no sétimo dia É o descanço. Por esta razão YHWH abençoou o dia de Shabbat e separou para Ele mesmo. Êxodo 20:9-10-11 Aqui vemos que o Criador nos ordena trabalhar seis dias e descansar no sétimo, e no verso 11 nos da uma referência porque nos ordena isto, embora se sabe que literalmente não ocorreram 6 dias de 24 horas na criação isto simplesmente o que nos da é uma referência de que para chegar ao Shabbat teremos que contar 6 dias ou períodos de trabalhos para logo celebrar Shabbat. Primeiro, nada temos que estabelecer um sistemas que se utilizam Bíblicamente para contar os dias, semanas e meses, pois creio que aqui esta a chave que nos fará entender se a teoria do Shabbat lunar é verdadeira ou não Analisaremos o que é um dia e como se contabilisa segundo a Tanach: DIA <--- se denomina dia, ao tempo que leva a TERRA desde que o sol esta no ponto mas alto sobre o horizonte ate que volte novamente. Se trata de uma forma de medir o TEMPO Foi o primeiro homem, mas o desenvolvimento da Astronomia que mostrou que dependendo da referencia que se usa para medir um giro, se trata de TEMPO SOLAR ou de TEMPO SIDERAL, o primeiro toma como referencia as ESTRELAS. Neste caso que não se acompanha o termino dia com outra palavra deve ser entendido como MEIO DIA SOLAR de 60 segundo, e dura por tanto 86.400 SEGUNDOS... É um movimento que efetua a terra girando sobre si mesma ao longo de um eixo imaginário denominando o eixo da terra que passa por seus pólos. Uma volta completa, tomando como referencia as estrelas, dura 23 horas com 56 minutos e 4 segundo e se denomina Dia meio. Se tomamos como referencia o Sol, o mesmo meridiano passa frente a nossa estrela cada 24 horas, chamando dia Solar. Os 3 minutos e 56 segundos de diferencia se devem a que esse prazo de tempo a terra tenha avançado em sua orbita e deve girar AO mas que um dia médio para completar um dia solar A primeira referência tomada pelo homem foi o Sol , cujo movimento aparente originando na rotação da Terra, determina o dia e a noite, dando a empressão que o céu gira redor do planeta. No uso coloquial de linguaje se utiliza a palavra dia para designar este fenômeno, que é astronomia se referí como dia solar e se cor responde com o tempo solar. A palavra hebraica para dia é יום Yom ( cor respondente a um- dia, tempo) de uma raiz que não se usa e que significa ser quente; dia ( como as horas abrigadas), seja literalmente ( da saída do sol ate o ocaso, ou de um amanhecer ), ou figuralmente ( um espaço de tempo definido por um termino associado) [freqüentemente usando adverbo] acostumar, idoso, andar, antigo, anual, ano, amanhecer, avançado, constante, continuo, crônica, aniversário, declinar, dia, diariamente, idade, inteiro, eternamente, hoje, jovem, musica, permanecer, perpetualmente, prazo, querer, sempre, século, tempo, vez, vida, viver. Ok! Aqui vemos o que é um dia, como se mede um dia e as diferentes formas de medir esse dia, porem no nosso caso temos que usar a forma bíblica para medir um dia, assim que vemos como se mede um dia segundo a Tanach: O dia no calendário hebreu começa com a saída de 3 estrelas, e termina com o pôr do sol. Nisto se diferencia do dia seguinte segundo o calendário gregoriano, que corre exatamente de meia noite a meia noite O costume de ver o dia começar com a caída do crepúsculo é tão antiga como as Escrituras mesmo, e se baseia no texto bíblico de Gênesis 1:15 que diz: E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. O que se entende que cada um dos dias da criação começava pela tarde. Mas explicitamente ao descrever a Bíblia o jejum do Dia do Perdão Yom Kippur: " O dia décimo do sétimo mês será o dia da Expiação....Será para vós um dia de descanso completo e aflingirei as vossas almas: o dia nove do mês,de uma tarde a outra tarde, guardareis descanço” Levitico 23:27-32 " Deste então, é pratica corrente e antiguíssima que as Festividades do povo hebreu comecem ao cair do sol. Ok! Aqui vemos qual é a forma de medir os dias segundo a Tanach, agora examinaremos o mesmo porem aplicado as semanas, vejamos o que é uma semana e qual é a forma de conta-la segundo a Tanach: SEMANA: A semana é um período de Tempo de sete dia consecutivos. A palavra hebraica para Semana é --> Shavua literalmente denominativo de sete,e é uma semana, semana- 7. Os dias da semana hebréia se baseia nos seis dias da Criação, segundo o mesmo que concede e Bíblia que são simplismente os nomes dos numeroso em hebraico do primeiro ao sexto e o sétimo dia, em que Elohim descansou de sua obra ( Gênesis 2:1-3); o Shabbat do hebraico שבת Shabbat quer dizer descanço; nome que foi adaptado por uma boa parte de varias línguas como em Português Sábado , Frances samedi, italiano sabato, catalão disabte, alemão Samstag, grego Savvato, árabe asaabt, indonésia sabtu, romano Sâmbatâ e etc. O calendário hebraico começa com Bereshit (principio) do mundo que aconteceu segundo a tradição judaica, no dia domindo 7 de Outubro do anão 3761 a.C., que é equivalente ao primeiro dia do mês Tishrei do ano I Assim pois baseando-se neste relato bíblico, começava a semana hebréia no dia de domingo ( יום ראשון Yom Rishon ou dia primeiro) e não na segunda feira com na sociedade ocidental, e termina com o sabado, o dia consagrado ao descanço. Atualmente em alguns países como o Reino Unido e também nos calendários cristãos se pode ter o domingo como o primeiro dia da semana, segundo esta tradição hebréia... Ok, aqui vemos que a semana consta de 7 dias consecutivos, esta é a forma bíblica de contar as semanas, e vemos que o começo desta conta de semanas se baseiam na criação, começando com o domingo, “Yom rishon” o primeiro dia”) e não na segunda feira. Ok ! Veremos agora o mesmo porem aplicado as Meses, analisando o que é um Mês e como se conta segundo a Tanach: O mês é uma unidade astronômica do tempo usada no calendário como o período que tarde a Lua em dar volta ao redor da Terra. Este movimento da Lua em sua orbita demora e é muito complicado e seu período não é constante. E mas, em muitas culturas ( como acontece no calendário hebraico e no calendário Muçulmano) o principio do mês coincide coma primeira aparição do crescente lunar Lua Nova depois do ocaso encima do horizonte ocidental. A data e o tempo desta observação real dependem do comprimento geográfico exata, assim como da altitude, as condições atmosféricas, o cuidado visual dos observadores, etc. por consequência, não é possível prever com precisão o principio e a duração dos meses nestes calendários. A maioria dos Judeus seguem um calendário pré-calculado A palavra Hebraica para Mês é שחוד Chodesh de lua nova, que conta os meses, lua novas, mês. O mês no calendário hebreu se se baseia no ciclo que cumpre a Lua ao circunscrever por completo a Terra, captando o olho humano deste nosso planeta 4 deferentes estados principais da Lua, a saber: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia ou Lua Cheia e Quarto Minguante. Tal ciclo dura aproximadamente 29 dias e meio. Resultado assombroso comprova que já os antigos sábios hebreus souberam calcular a duração exata do tal ciclo, e de acordo com seus conhecimentos astronômicos que o périplo do satélite em torno do planeta Terra tinha uma duração de “ 29 dias, 12 horas, e outras 793/1080 de hora” ( ou seja outros 44 minutos e 3.33 segundo), sendo seu erro de calculo de meio segundo. Devido a quantidade de dias em um mês devia ser exata, o calendário hebraico estipulou meses de 29 e 30 dias, alternadamente. ( Se somam as 23 horas extra do mês de 29 dias com as 12 horas do mês seguinte, convertendo o segundo mês em um de 30 dias e assim alternadamente) Ok, aqui vemos que um Mês Bíblico se contabiliza deixado-se levar NÃO PELA QUANTIDADES DE DIAS, como acontece com as semanas, ( pois a quantidade de dias careia de mês em mês ), mas pela aparição da Lua Nova, esta é a maneira bíblica, assim a lua nova demora em alguns momento 24 horas mas que o habitual em sair, não afeta em nada a conta dos Meses, pois é a lua nova que os determinam, não a quantidade de dias ou semanas. Então tendo claro que são os dias, semanas e meses, e como é que biblicamente se contam, podemos então analisar a teoria do Shabbat luna e ver se há alguma verdade bíblica, segundo o argumento do Shabbat lunar, se começa a contar as semanas a parti da Lua Nova, ou seja que a contagem de semanas é depois de cada Rosh Chodesh, o qual nos levarias a contar o primeiro Shabbat no dia 8, o segundo no dia 15, o terceiro no dia 22, e o ultimo Shabbat no dia 29, porem como vimos no analises dos meses, os meses lunares não são constante, porque tem meses de 29 dias e meses de 30 dias, isto nos levaria a um problema, pois o que passaria com os meses de 30 dias, que são 4 semanas e um dia? Teríamos que ter uma conta dos dias da semana logo do dia 30 deste mês, pois logo o dia 30 começaria o novo mês com a lua nova e nos tiraria o dia 30 do mês do ar e também o dia da Lua Nova, o qual seria dois dias menos nessa semana. Contabilisar as semanas desta forma é claramente um erro, porque as semanas se contam baseadas no ciclo de 7 dias consecutivos ( Shavua) como vimos anteriormente, e não nos ciclos de Rosh Chodesh, pois a Lua Nova o único que contam são os meses, e não as semanas. Não poderíamos utilizar os ciclos lunares para contar as semanas, pois teríamos que esta modificando os ciclos semanais em cada dois meses, e isto não é bíblico, as semanas se contam utilizando o sol ou as estrelas, não a lua. Um exemplo bíblico que confirma que as semanas não podem ser contada se baseando no ciclo lunar ou Rosh Chodesh... Também guardarás a festa das semanas ( Shavuot), que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. Êxodo 34:22 Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos a YHWH Levítico 23:15-16 Então esta conta de semanas começa em 16 de Nissan e termina em 6 de Sivan, e nesta conta de semanas há duas Luas Novas pelo meio, uma no dia 16 da conta do Omer ( a terceira semana da contagem) e a outra 45 da conta do Omer ( a ultima semana da contagem do Omer ( Omer é o nome dado a contagem dos 49 dias ou sete semanas entre Pessach e Shavuot.) Se aplicamos a teoria de que as semanas se medem ou começam a contar de cada lua nova, então teríamos que começar a partir da terceira semana do Omer logo na Lua Nova do Mês de Iyar, ou seja no dia 16 da contagem do Omer quando já vamos pelo segundo dia da terceira semana, isto nos levaria a retomar a conta das semanas e começar a contar da terceira semana da contagem de 50 dias, e o mesmo ocorreria ao dia 45 do Omer, com a Lua Nova de Sivan, isto retomaria novamente a conta do Omer 52 dias depois do dia de Pessach em vez de 50 dias como disse o mandamento, e isto por sua vez nos levaria a celebrar a festa de Shavuot (semanas) fora da data podendo cair em setembro, isto ocorre com os shabats lunar. Assim que aqui podemos ver que contar as semanas da contagem do Omer a partir das Luas Novas seria claramente um erro e não é a maneira bíblica, pois as contas dos ciclos semanais não se pode interromper por nenhum Rosh Chodesh, o mesmo ocorre nesta contagem semanais da teoria do Shabbat Lunar, os ciclos semanais para determinar o Shabbat seriam interrompidos por cada Rosh Chodesh e isto nos levarias a uma quebra dos mandamentos e neste caso o Shabbat de YHWH. A TEORIA DO PORQUE OS MESES NÃO SÃO 30 DIAS EXATOS. Disse Yeshayahu (Isaias) : Isto te será sinal, da parte YHWH, de que YHWH cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás? Então disse Hizkiyahu (Ezequias): É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, mas volte a sombra dez graus atrás. 2 Reis 20:9-10. Os versos anteriores sempre fora olhado, como um sinal de Yah a um só homem inferno, que iria se curado. Porem temos que saber mas que isso? Existe algo mas escondido aqui do que esta simples visão? Vamos profundiziazar mas um pouco e descobrir. O que passaria se o sol se movesse do seu lugar? Como foi o cado em 2 Reis 20:9-11.... a sombra voltou dez graus. Então compreender que a sombra do relógio do sol “voltaria” 10° graus, teria a terra que voltar desde sua localização atual neste momento do dia, aonde checou a dez graus (10°) mas cedo Quanto tempo são Dez Graus? Pessoas sempre utilizam relógios do sol, ao que na sua maioria somente para recriação e fins científicos. No ato conhecido para a maioria da terra ( não incluindo os pólos norte e sul) quinze graus (15 °) no relógio do sol é qual a uma hora. Assim que se o relógio do sou de Ezequias voltou a trás dez graus (10°), significaria que retornados dois terços de uma hora. Como 10 é dois terços como 15. e se 15 graus (15 °) é igual a uma hora, isso significaria que 10 graus (10°) também é dois terços de uma hora, que são 40 minutos. 15 graus = 60 minutos 10 graus = 40 minutos Ok, já que sabemos agora que 10° graus é igual a 40 minutos. Se o que estas pensando, "Bom foram 40 minutos. E o que"? Bom devemos lembrar que o calendário de YHWH são as vezes o sol e a lua. Não se faz nenhuma menção da lua aqui. O sol voltou a trás 40 minutos, a lua nunca mudou seu curso, somente continuou em sua orbita diária como sempre. Facilmente se pode ver aqui, que isso haveria alterado a relação do tempo entre o sol e a orbita das luas sempre estão alteradas por 40 minutos. O dia depois disto, sempre permanece a alteração de 40 minutos. Meses e anos depois disso, se sempre estão os 40 minutos cada dia. Os 40 minutos de alteração continuam desde esse dia, ate agora sem nenhuma mudança. O que devemos entender que este evento foi só uma vez, que institui uma mudança que é evidente e cada dia desde então. Devemos pensar em como o sol e a lua tem uma relação delicada entre um e outro em seus ciclos da orbita diária. Se uma mudança se faz a um, afeta ao outro. E as fases lunares mudaram de uma lua completamente escura no começo do mês, e a fase de todo o caminho a través da ultima meia lua crescente ao final do mês. Se se realiza uma mudança ao sol, então isto vai mudar o ciclo mensal. Como mudou? Como temos descoberto agora, este "evento de uma só vez" desde então tem afetado cada dia. Que tipo de mudança? Sempre tem a mesma diferencia de 40 minutos entre a relação das orbitas entre o sol e a lua cada dia. Que efeito podia causar? Qualquer que tenha lido e estudado a Toráh de YHWH, sabe que originalmente o calendário de YHWH sempre o mês tinha 30 dias. Um exemplo disso se encontra em Bereshit 7:11 “No ano seiscentos da vida de Noach, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram” E as águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra, e ao fim de cento e cinqüenta dias minguaram. Gênesis 8:3 Aqui vemos um período de 150 dias também se conhece como 5 meses (2 º mês, dia 17 ate o 7 mês dia 17). Por tanto 150 dias divididos por 5 = 30 dias cada mês. Qual é o resultado continuo dos 40 minutos de Ezequias ou a mudança de 10° realizado entre a relação das orbitas do Sol e da Lua? Então vamos calcular Para aquele que não são matemáticos como eu pequem uma calculadora e vejamos. Existe uma diferencia de 40 minuto nas orbitas . 40 minutos por um dia multiplicado por 30 dias = diferencia de 1.200 minutos por mês ( 40 x 30 = 1200). 1.200 minutos por mês multiplicado por 12 meses = 14400 minutos de difrencia por ano ( 1200 x 12 = 14400). 14400 vezes em 3 anos = 43200 minutos de diferencia em três anos ( 14400 x 3 = 43200). De quantas horas estamos falando? 43200 minutos dividido por 60 = 720 horas perdidas em um prazo de rês anos ( 43200 ÷ 60 = 720). Quantos dias é isto? 720 horas divididas por 24 horas em um dia = 30 dias – o mês 13 se produz cada três anos (720 ÷ 24 = 30) Aqui é onde o 13 mês entra no calendário de YHWH. Antes desde o tempo na vida do Rei Hizkiyahu ( Ezequias), e todo o caminho de regresso a criação de Adam, sempre os meses foram de 30 dias. Porem quando YHWH fez voltar o sol em dez graus, isto causou uma alteração do tempo entre a relação do sol e da lua, que são as peças do tempo de YHWH. Esta alteração causou o nascimento de um mês de 29 dias, que acontece ao redor de seis vezes ao ano. A sua vez se reduziu o mês a 29 dias, também causou que o mês 13 seja necessário para manter o alinhamento dos dias de festa com as estações corretas, cada três anos. Postado por Yahshar Avraham às 13:14

segunda-feira, 10 de junho de 2013

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segunda-feira, 13 de maio de 2013

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terça-feira, 7 de maio de 2013

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domingo, 28 de abril de 2013

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terça-feira, 12 de março de 2013

MENSAGEM AOS JUDAIZANTES

• [escoladosnazarenos] mensagem aos judaizantes e os da restauração‏ 05/10/2011 Shalom aleikhem, Aos judaizantes e grupos de restauração, Fazendo minha investigação e buscando no Ruach melhorar minhas ações e caminhar de acordo com a verdade da Torah, neste intenso juízo interno que faço nestes dias de teshuvah e julgamento temível, estavas a meditar na maldição das divisões e facções que assolam as centenas de grupos de restaurações e grupos juzaizantes crentes no mashiach nazareno aqui principalmente no brasil, estão atualmente todos divididos! e em lutas e disputas intermináveis! INFELISMENTE A MAIORIA DOS CABEÇAS DESTES GRUPOS SÃO PESSOAS DESQUALIFICADAS, DESPREPARADAS E DESEQUILIBRADAS e vindos justamente de igrejas que se multiplicam por meio da divisão e facção! são 38 mil denominações evangélicas! Trouxeram este vício e malignidade para dentro do movimento de restauração de Israel, ou seja, estão despedaçando e destroçando em vez de unir, ajuntar, congregar a duas casas de israel no mashiach. Estão na verdade "restaurando" os mesmos argumentos e espertezas evangelísticas para entrar, divergir, polemizar, e criar mais um grupo frankstein...um pedaço daqui, um pedaço dali, um mistura dali, uma mistura dali, inovações por cima de inovações e pra fechar uma pincelada de verniz judaico para disfarçar! Digo mais uma vez, infelismente a maldição de divisões no meio cristão se passou para dentro dos grupos judaizantes ou das restaurações. Um dia destes ouvi de um outro grupo que agora é nazareno, e que eu não sou mais nazareno, é que eles são mais nazarenos do que eu!... é assim que se encontram os grupos, pegaram nas maldições dos reformadores, patriarcas da divisão, confusão e divisão! Tenho 22 anos de caminhada na fé judaico-israelita, não havia esta confusão quando iniciei, se contava nos dedos grupos judaicos "cristãos", gente séria, inteligente, erudita, sábia, moderada, equilibrada, de origem judaica, de bons costumes. Continuo firme na caminhada, YHWH, MASHIACH, TORAH, JUDAÍSMO, DOZE TRIBOS ; a que recebemos dos hebreus africanos de jerusalém para todas as tribos de israel, das pesquisas genealógicas de marranos e cristãos novos, e por fim o efraimismo. Recebi uma educação baseada no tradicionalismo judaico, nas pesquisas dos grandes hebreus cristãos britanicos e americanos, no misticismo hebreu falashas, e na esperança da restauração de Israel e no sionismo messianico e político. Tinhamos em emnte, e temos ainda fazer um aliah;retorno, teshuvah e integração com nosso povo de israel, com a terra, com os costumes, com a escrita e com a lingua. ESTES ERAM E SÃO OS IDEAIS QUE RECEBI NESTES 22 ANOS DE CAMINHADA. Uma vida baseada no ortodoxismo nazareno-judeu-sefardita, e porque assim? PORQUE NÃO TEMOS QUE INVENTAR NADA, A TRADIÇÃO ESCRITA E AS INSTRUÇÕES SÃO AS DOS PROFETAS E APÓSTOLOS KADOSHIM INTERPRETADAS NO MASHIACH PELO PODER CARISMÁTICO DO RUACH HAKADOSH E TENDO O POVO JUDEU COMO TESTEMUNHA DOS ORÁCULOS VIVOS DE YHWH, não podemos descartar os irmãos judeus, pois YHWH lhes confiou os oráculos escritos e muita explicação e prática da tradição, embora outras tradições não são bíblicas, dá pra se saber o que estar de acordo com a torah escrita! absorve-se o que estar de acordo com a escritura, e o que não for confirmada se descarta! A Tradição escrita e a revelação principal foi creditada aos JUDEUS NAZARENOS, servos fiéis de Yashua, crentes judeus, israelitas, praticantes da torah e da fé em Yahushua, e preservadores da mais poderosa tradição messianica e das instruções tanto para Efraim como para Judah. Mas de uns cinco anos para cá tudo mudou com surgimento de vários grupos que são de origem protestante e que continuam com os mesmos problemas de divisão dos evangélicos, isto é triste! INFELISMENTE SE ESTÃO CONSTRUINDO GRUPOS FANÁTICOS, DE MILICIANOS, DE TEXTOS ISOLADOS, DE PRÁTICAS CONFUSAS E ESTRANHAS E QUE NÃO TEM NADA VER COM O RAZ-PLANO SECRETO REVELADO NA TORAH, PROFETAS E BRIT CHADASHAH PARA RESGATE DO SEU POVO ISRAEL NO MASHIACH. Espero que estas palavras possam trazer uma profunda reflexão a todos, e que possamos praticar uma restauração segura, equilibrada, moderada, de convergência para o Mashiach, para YHWH, para Torah, para Terra de Israel. O Ministério Sar Shalom segue firme, sem confusão! sem inovações, moderado, buscando UNIÃO NAS CASAS DE ISRAEL, estudando a Torah, crente na PESSOA E NO NOME DE YAHUSHUA. Trabalhemos pra destruir os velhos costumes de goim, velhos costumes de divisão e facção que muitos estão trazendo para dentro do movimento, chega de divisão! chega destes velhos e malignos costumes! Espero que nazarenos e messianicos possamos trabalhar juntos, sem divisão, em prol da mesma causa no mashiach. Que cada um de nós possamos fazer um juízo investigativo e fazer depressa o teshuvah! Shalom Shalom, Atenciosamente, Uriel Ben Levy

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

sedarim 46.Shemot.curiosidade

Sidrah semanal/ **sedarim 46.Shemot.curiosidade Shalom aleikhem, A cada yom que passa me fascina o estudo dos Ketuvim Netzarim(Brit chadashah), enquanto que alguns sob influencia de falsos mestres estão a combater com falsas acusações os escritos nazarenos. Todavia nós Netzarim amamos a Brit Chadashah! A brit chadashah é um texto sagrado de um original hebraico do Tanakh e é bem mais antigo que o texto massoreta do judaísmo farizaico. O Texto peshitta aramaico da Brit chadashah data do final do primeiro século, e as cópias mais antigas é do II século (existem apenas aprox. 300 cópias). Com relação ao texto massoreta, é uma copilação dos Rabinos baseado em vários manuscritos e data do século VIII a X já na idade média. Se tem alguma coisa que no texto massoreta está diferente da Brit Chadashah, quem tem que dá uma explicação é o judaísmo rabínico, pois o texto da brit chadashah É MAIS ANTIGO DO QUE O TEXTO MASSORETA. Vamos dá uma explicação bastante segura: Vamos para Timotyah Beit/II Tm 3:8 "E, como Janes e Jambres resistiram a Mosheh, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé". Nesta passagem o Chacham nazareno Shaul de tarso cita nomes de dois personagens, JANES e JAMBRES, que NÃO CONSTA NO TEXTO MASSORETA, DE ONDE SHAUL SACOU OS NOMES DESTES FALSOS PROFETAS EGÍPCIOS? Os anti-missionários de plantão protestam: "Shaul além de ser um meshumed (traidor da religião judaica) ainda inventa nomes de personagens fictícios". Mas de onde Shaul sacou estes dois personagens? Porque os nomes de dois magos, Janes e Jambres, consta na Brit Chadashah? Vamos desvendar! Estar no targum Jonatan Ben Uzziel, na passagem de Shemot 1 Diz assim: "E Pharoh disse que ele, que estava dormindo, tinha visto em seu sonho e eis que, todas as terras de Mizraim foi colocado em uma escala de um equilíbrio, e um cordeiro, o jovem de uma ovelha, estava doente outra escala. e a escala com o cordeiro na mesma com sobrepeso. Imediatamente, ele mandou chamar todos os adivinhadores do Mizraim, dando-lhes os seus sonhos. ImediatamenteJannis e Jambres, o chefe dos magos, abriu sua boca e respondeu Pharoh: Uma determinada criança está prestes a nascer na congregação de Israel, por cuja mão será destruída toda a terra de Mizraim". Shemot/Exodo 1/targum Jonatan by J. W. Etheridge, M.A. O Targum Jonatan não é obra dos Netzarim! ninguém pode nos acusar que foram os netzarim que fizeram a tradução do targum Jonatan para assim acomodar seus ensinos. Os ensinos do targum jonatan foi utilizado e aprovado pelos grandes sábios de Israel(e segundo o talmude, sob a supervisão direta de três profetas) e estudados nas casas de estudos bem antes do nascimento de Yahushua. No talmude bavli, no tratado megilah pág. 05, consta um relato que Jonatan Ben Uzziel fez seu targum (tradução) sob a supervisão dos profetas Hagay (Ageu), Zacharyah (Zacarias) e Malakhi (Malaquias). Diz que Jonatam (sob a orientação celestial) revelou muitos mistérios nas passagens, inclusive acerca do messias ((existem muitas passagens nos targumim onkelos e jonatan que se aplica, e se interpreta como messiânicas)). Por conta destes fatos, continuo sendo um defensor da tese que a Brit chadashah é baseado num texto original hebraico muito mais antigo do que o texto massorético, além de ter também muito material de interpretação e explicação só encontrados apenas nos antigos targumim e midrashim. Selah! medita! Lehitra'ot Uriel Ben Levy